
Dormir com a boca aberta faz mal?
Por que algumas pessoas respiram pela boca?
Existe alguma relação entre a respiração e a posição dos dentes?
Estas são algumas das mais frequentes dúvidas que os pacientes apresentam quando chegam ao consultório, em busca de informação e tratamento das maloclusões.
A respiração bucal é um hábito nocivo, prejudicial, que interfere no desenvolvimento e crescimento facial, e é uma das causas da formação de uma oclusão incorreta, ou , seja, de uma mal-oclusão.
A Síndrome do Respirador Bucal consiste em o indivíduo respirar predominantemente pela boca, fazendo com que o ar entre em maior quantidade pela cavidade oral, sem ser filtrado pelo nariz. Na respiração normal, o ar é filtrado na cavidade nasal e aquecido nos seios maxilares e frontais. Na respiração bucal o ar passa diretamente para os pulmões levando bactérias e outros microorganismos prejudiciais ao organismo.
No paciente respirador bucal encontramos uma série de características, como uma atresia (mal-formação ) dos maxilares, um palato profundo, arcadas dentárias estreitas, falta de espaço para erupção dos dentes, mordidas cruzadas uni ou bilaterais, uma posição de língua mais baixa que o normal.
Também é comum o paciente apresentar olheiras, sono perturbado, ronco, rinite, postura corporal incorreta, falta de concentração em atividades diárias (escola ou trabalho). Não existe idade específica para ocorrer este problema; é encontrado tanto em crianças, adolescentes ou pacientes adultos, e o tratamento se mostra eficaz em qualquer idade.
A causa da respiração bucal é associada a uma obstrução das vias aéreas superiores, como amígdalas e adenóides aumentadas de tamanho.
A solução para este problema encontra-se no tratamento ortodôntico, geralmente associado a um acompanhamento com um médico otorrinolaringologista e também a fonoaudiologia. Quanto mais precoce for detectado, mais rápida será a correção.