
Características:
- Descoloração dos dentes, desgaste do esmalte, exposição da dentina (camada que fica logo abaixo do esmalte dentário);
- Sensibilidade dentária, pois a dentina exposta é mais sensível ao toque, à força da mordida, ao ar (frio e quente) e à exposição aos ácidos;
- Bordas dos dentes frontais com aparência transparente, lisa ou desgastada.
Como evitar a erosão dentária?
- Procure não ingerir bebidas ácidas com freqüência ao longo do dia. O que provoca a erosão dentária é a freqüência do contato dos ácidos com a boca. Escolha somente um momento do dia para tomar sucos de frutas ( limão, laranja, abacaxi) e refrigerantes.
- Não escove os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas. Assim que o ácido atinge os dentes, a escovação pode causar mais desgaste dentário. A saliva neutraliza a ação do ácido. Aguarde pelo menos 20 minutos para escovar, e utilize somente escovas macias.
- Ao consumir bebidas ácidas, utilize um canudinho. Isso diminui a área de contato do líquido com os dentes.
Como tratar?
Pessoas com problemas gastrointestinais e que apresentam erosão dentária precisam fazer tratamento médico simultaneamente ao odontológico. Quando a perda do esmalte encontra-se em estágio muito avançado, são feitas restaurações dentárias.
Bruxismo
O bruxismo pode acelerar a perda do esmalte dentário em pessoas que já apresentam erosão , devido ao movimento de ranger dos dentes. Para correção do bruxismo, são indicadas placas de acrílico que protegem os dentes do desgaste.